Sacerdote é todo aquele que leva uma vida de sacrifício à Deus. O sacerdote Eli tinha dois filhos, Hofni e Finéias, que estavam na mesma condição de seu pai (sacerdote). Porém, diz a bíblia que “era, pois, mui grande o pecado destes moços perante o Senhor, porquanto desprezavam a oferta do SENHOR”(1Sm 2.17) e que “não se importavam com o Senhor”(1Sm 2.12).
Como pode, pois, um verdadeiro servo de Deus não se importar com seu Senhor? Ou desprezar a chance de servi-Lo?
O primeiro tipo de servo é como Hofni e Finéias, aparentemente serve à Deus e até traz consigo nome de sacerdote mas com seu mau procedimento corrompe o povo “porque não é boa fama esta que ouço; estais fazendo transgredir o povo do SENHOR”(1Sm 2.24).
Este tipo de servo é conhecido pela sua má fama: sem temor, sem palavra, sem amor pelas almas... E quando se é este tipo de servo, quando se leva a obra de Deus de qualquer forma o resultado é um só: a total morte espiritual.
“Pecando o homem contra o próximo, Deus lhe será o árbitro; pecando, porém, contra o SENHOR, quem intercederá por ele?” (1Sm 2.25)
“Porque salário do pecado é a morte” (Rm 6.23)
Este tipo de servo é chamado, na bíblia, de mau e inútil, que será lançado nas trevas onde haverá choro e ranger de dentes (Mt 25.30).
Já o segundo tipo de servo assemelha-se ao “jovem Samuel que crescia em estatura e no favor do SENHOR e dos homens”(1Sm 2.26). Se observarmos, diz na bíblia que Samuel crescia e três sentidos:
1°- Em estatura; porém não crescia somente em estatura física, mas principalmente em seus pensamentos. Samuel amadurecia conforme o tempo. O verdadeiro servo de Deus amadurece a cada dia, pois ele não é nenhum moleque ou menininha e sim um homem ou mulher de Deus e sabe que cada atitude que tomar irá influenciar não só em sua vida mas também na vida do povo de Deus.
2°- No favor do Senhor; assim como Samuel, o verdadeiro sacerdote cresce diante de Deus. A sua vida espiritual nunca regride ou fica parada. Ele está sempre cuidando da sua comunhão com seu Senhor, pois vive na dependêcia de Sua direção.
3°- E dos homens; seu objetivo não é mostrar nada para os homens e sim para Deus, mas ele zela pelo seu nome - como Deus faz com o Dele - perante os homens, porque sabe que carrega em si um nome muito maior, o do Senhor Jesus.
A estes a bíblia diz: “Ao vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei seu nome do Livro da Vida”.
E deste modo vive o verdadeiro servo, aquele que é digno de ser chamado de sacerdote, porque nele há um espírito excelente.
Karla Natasha
Nenhum comentário:
Postar um comentário